Quem nunca pensou em fazer uma loucura por amor, para ter a pessoa que ama ao lado pra sempre? Antônio, que desde criança é chamado de "filho do tempo", resolveu arriscar a vida, viajar no tempo e trazer o mundo até Karina, sua paixão, que sonha em ser atriz e conhecer todo o planeta. O filme A Máquina de João Falcão tem no elenco reconhecíveis caras globais: Mariana Ximenes, Paulo Autran, Wagner Moura, Vladmir Brichta e Lázaro Ramos, mas é no carisma de Gustavo Falcão (o Antônio jovem) que a obra ganha força. A trama é simples: Nordestina, uma cidadezinha do interior pernambucano, Antônio ama Karina, que deseja ir embora na besta pro Rio e tentar carreira de atriz, para evitar que ela faça isso, ele resolve ir até na televisão e num programa que lembra muito João Cléber (até o visual de Wagner Moura ficou parecido), Antônio "vende" sua alma para o público - na busca da audiênca de programas sensacionalistas - ao dizer que vai viajar ao futuro e retornar, caso não aconteça ele morrerá por uma máquina de centenas de lâminas afiadas.
Autran é Antônio velho, vivendo num manicômio e conta essa história sobre o tempo e o amor para seus colegas. A ambientação da cidade de Nordestina é toda feita em estúdio, com algumas licenças poéticas. Os costumes e tradições dessas pequenas localidades são detalhadas com certo fascínio: o baile de mascarados ao som de forró pé-de-serra, a televisão em praça pública, as vans que levam os jovens para a cidade grande, a vida humilde no sertão, os sonhos e desejos de uma vida melhor. A trilha sonora é um show à parte com Chico Buarque e Robertinho do Recife.

De fato que você está inspirado no amor! Deve estar amando também.
ResponderExcluirÓtimo Texto Fernando, Parábens mesmo! Show de bola como diz serginho.
Abraços! Fica com Deus!
"Hoje o amor está no ar/ Vai conquistar seu coração". Os versos do samba de enredo da Viradouro, de 1998 retratam bem a coletânea sobre a qual o escritor realiza suas análises durante a semana.
ResponderExcluirTexto bem escrito, sucinto, direto, objetivo e permeado por todo amor que norteia o filme e o texto em si.
Parabéns pela excelente produção.
Posso pedir? Avisa que o filme tem ascendêcia em Fassbinder (Querelle de Brest), com licenças fortíssimas tendendo à Jeanne Moreau no mesmo filme. A iluminação é perfeita e a trilha sonora um espetáculo à parte. A filmagem em estúdio era um dos principais truques do alemão. A Prazeres Barbosa consegue ser perfeita e, apesar de a trama ser simples, o filme tem ótimos truques narrativos, o principal deles no Baile de Máscaras. Os globais, por seu turno, não seguem a atuação padrão da Globo, distanciando-se muito do piegas, quase Almodóvares. O livro, do qual o filme se originou também tem seu crédito: a originalíssima narrativa de Antônio, em últimas res, no manicômio, deixa a dúvida: o que realmente aconteceu? a viagem ao futuro foi possível? ou somente muito depois Antônio conseguiu viajar? Nordestina desapareceu? Entrou no mapa?
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