sexta-feira, 19 de março de 2010

Nas Nuvens

Jason Reitman já havia chamado atenção em Hollywood com dois filmes distintos e independentes: Obrigado Por Fumar e Juno. Agora ele reúne o astro George Clooney e as ótimas atrizes Vera Farmiga e Anna Kendrick - trio indicado ao Oscar, ele a ator principal e elas na categoria de atriz coadjuvante, para contar uma história sobre um cara que trabalha demitindo as pessoas. O que poderia ser um chato filme de redenção sobre um homem e sua ideologia de trabalho abalada por mudanças na empresa e uma jovem sonhadora, torna-se numa pequena pérola recheada de comédia e romance, para culminar numa crítica à sociedade moderna, aos workaholics, aos relacionamentos e à instituição família. Isso é Amor Sem Escalas.
O pivô da história é o personagem de Clooney, Ryan, um cara viciado em voar a trabalho, tem desconforto no solo e aversão à casa e família. Amor? Apenas sexo, passageiro. Seu único objetivo: acumular 10 milhões de milhas aéreas. Quando a empresa resolve mudar os métodos de trabalho, ele se mantém fixo em sua postura e leva a personagem de Kendrick, uma jovem emotiva e viciada em tecnologia. Ambos embarcam numa viagem de descobertas sobre si próprios: ele que pode se apaixonar, e quem não se apaixonaria pela sedutora Alex, Farmiga numa atuação instigante; ela que ao conhecer o trabalho de demitir pessoas ao vivo, no meio de um turbilhão de reações, que eram apenas vistas no monitor do computador e em ensaios na empresa, após perder o namorado.
Misture a essa salada: as mais diversas reações dos demitidos, a relação de Clooney e Farmiga, as descobertas de Kendrick, as várias cenas de aeroportos, a família deslocada de Clooney e temos cenas que levam ao riso e outras tocantes. No ato final, Reitman dá uma errada na mão que quase compromete o resultado, mas se salva num desfecho inspirado e mostra que o filme não era apenas sobre viagens. Era uma crítica à solidão do mundo moderno e o que estamos fazendo com os sentimentos em todos os campos de nossa vida.

Um comentário:

  1. Uhul!

    gostei! concordo totalmente, filme totalmente alto astral, porem com criticas bem legais!

    e claro neh, clooney e farmiga num filme! naum tem preço!

    ResponderExcluir