quinta-feira, 4 de março de 2010

Em Busca do Careca Dourado

Em 3 dias, o mundo conhecerá os vencedores de mais uma edição do Oscar, o prêmio mais importante do cinema. A surpresa de ter novamente dez indicados à categoria principal e um novo sistema de votação para definir o melhor filme de 2009, torna a disputa acirrada e totalmente imprevisível. Afinal, o que vai contar mais: o filme que recebeu mais prêmios e elogios da crítica ou aquele que foi mais aclamado? Até ano passado o eleitor da Academia votava naquele filme que considerava o melhor entre os cinco indicados. Para 2010, a inovação é que cada membro vai selecionar os filmes de acordo com preferência de 1 a 10, cada posição equivale a uma pontuação que no final, será somada e o filme que obtive maior nota será o grande vencedor.
Em algumas categorias, algumas vitórias são bem previsíveis, como: Avatar em Efeitos Visuais, Up - Altas Aventuras como melhor animação, Christoph Waltz para melhor ator coadjuvante por Bastardos Inglórios, Mo'Nique (Preciosa) na categoria de atriz coadjuvante. Em outras, reina a dúvida em disputas acirradas. Abaixo uma opinião sobre os dez candidatos a melhor filme:

Amor Sem Escalas: o drama sobre relacionamentos e trabalho do diretor Jason Reitman foi perdendo a força com derrotas em premiações importantes, mas o carisma do protagonista George Clooney e o talento das atrizes Anna Kendrick e Vera Farmiga podem garantir uma boa surpresa.

A Serious Man: os irmãos Coen venceram o Oscar há pouco tempo com o filme Onde os Fracos Não Tem Vez, esse fator complica a comédia de humor negro na candidatura deste ano.

Avatar: o filme de James Cameron vem forte para a disputa sendo a maior mundial bilheteria de todos os tempos com mais de 2,5 bilhões de dólares arrecadados e ainda contando. Já venceu o Globo de Ouro nas categorias melhor diretor e melhor filme drama. Tem a seu favor a questões inovação tecnológica e público. Além disso, é um filme de James Cameron.

Bastardos Inglórios: o drama violento sobre a Segunda Guerra produzido por Quentin Tarantino é considerado um dos melhores do diretor que virou cult com obras indepedentes e estilizadas. Venceu algumas premiações importantes e tem no carisma do diretor e do super elenco, encabeçado por Brad Pitt, seus pontos-chave, sem contar a ótima recepção do público - a maior bilheteria de um filme do diretor.

Distrito 9: um filme de ficção científica que destila sutilmente críticas sociais, sugestivamente ambientado na África do Sul. Tem como nome forte, o produtor Peter Jackson (da trilogia O Senhor dos Anéis). Uma das surpresas nas bilheterias de 2009 e uma chance da Academia derrubar seu "preconceito" com filmes fantásticos. O roteiro e a maquiagem dão um show à parte.

Educação: o filme inglês tem um bom roteiro e uma bela atuação de Carey Mulligan, entretanto, saiu enfraquecido com a derrota no Bafta, o "Oscar inglês", que poderia ter lhe angariados votos entre os europeus votantes na Academia americana.

Guerra ao Terror: o filme a ser batido. Assim como no ano passado, quando Quem quer ser um milionário? levou todos os prêmios possíveis, o filme da diretora Kathryn Bigelow vem arrebatando todos os louros possíveis e, chega a reta final do Oscar como o franco favorito. Será que Bigelow irá vencer o ex-marido, Cameron?

Preciosa: a história da menina de 16 anos, negra, obesa, semi-analfabeta e grávida do próprio que a violenta sexualmente é forte, chocante, com atuações sublimes e uma direção segura. Mas, não tem força suficiente para vencer o prêmio máximo do cinema.

The Blind Side: o drama esportivo tem dois pontos fortes a seu favor - um chamado Sandra Bullock, favorita a melhor atriz e, outro chamado bilheteria. O filme arrecadou quase 250 milhões de dólares somente nos EUA.

Up - Altas Aventuras: há muito tempo uma animação não estava entre os finalistas da categoria principal e a obra da Pixar é considerada uma das melhores da empresa, que se especializou em fazer filmes para a família, com excelentes histórias, visual deslumbrante e recordistas de bilheteria. Tudo isso e mais um pouco torna Up uma das possíveis "zebras" a pintar no Oscar.

No mais, resta torcer, aguardar os astros e estrelas passar pelo tapete vermelho e os vencedores subirem ao palco do Teatro Kodak na noite do domingo, dia 7, a partir das 23h. A Rede Globo mais uma vez transmite a cerimônia com cortes, por causa do Big Brother Brasil, infelizmente, começando a exibição a partir das 23h55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário