sexta-feira, 12 de março de 2010

Agora, jornalistas!

Foram quatro anos! Uma sala de aula, trabalhos, provas e um pessoal que ia da amizade mais verdadeira ao ódio mais profundo. Como o tempo é curioso. Quando tínhamos que estudar parecia que ele voava que não ia nos deixar concluir aquela. Hoje, com tudo findado e diploma na mão, parece que foi tão passageiro, tão curto. Ah, e os professores, aqueles que nos faziam dormir de madrugada para terminar um texto e aguentar seu parlatório durante aulas que pareciam infindáveis. Mas, enfim, terminou!

Alguns alunos desistiram da caminhada no meio do caminho. Outros, infelizmente, foram vencidos no último obstáculo. Uns chegaram de sopetão, de turmas anteriores. Dissidentes vieram de outras instituições para aumentar a carga em cima de nossos queridos professores. Entretanto, para aqueles que concluíram todo esse percurso, parabenizá-los é o mínimo! Após tanto esforço, inspiração e transpiração, muita transpiração!

Nesta noite estrelada, que se deu nossa colação de grau, um nó na garganta e um frio na barriga foram constantes. A emoção de pisar naquele teatro como os donos da festa! A tristeza por ver aquela galera reunida pela última vez como alunos e amigos, de agora para frente, são colegas e rivais. Exagero? Talvez. Mas, por circunstâncias da vida, muitos ali não passaram de colegas de classe. Enquanto, outros serão eternos amigos, irmãos, companheiros. Aos olhares curiosos e ansiosos de nossos amigos e familiares na platéia, um a um fomos chamados para festejar nossas vitórias, que foram conquistadas dia a dia, desde que colocamos os pés pela primeira vez no território da Faculdade Maringá. De lá para cá foram brigas, festas, sorrisos, choros, união, Borogas!

Alguns professores que nos viram crescer como acadêmicos, não puderam estar presentes devido outros compromissos ou por desvios que o destino traz. Porém, aqueles que lá estavam, eram muito mais que docentes, eram "tios", irmãos. Os três homenageados representavam toda nossa alegria de ter maravilhosos profissionais supervisionando nossa caminhada e o coordenador do curso, um paizão que estava sempre de braços abertos para nos acolher. Ronaldo, Luzia, Valdete e Torquato, quatro mestres espetaculares! Além destes, Edson, Marcos e Bulla estavam no auditório. Todos suando dentro de suas becas, compartilhando do mesmo calor que nós, graduandos.

Ronaldo, o Nezo, ainda nos deixou uma lembrança, uma homenagem em palavras que tocaram cada um de maneira singular. Não apenas pela citação nominal de cada um, mas pelas gratas recordações que nos fez passar na cabeça, destes fabulosos quatro anos juntos. Tia Val, do alto de seus quase 2 metros de altura, era só festa e esbanjava sua habitual alegria com largos sorrisos. Torquato, o pai e carcereiro, que apesar da cara de ranzinza possui um coração de ouro. Luzia, a japonesa, a doutora, que foi minha orientadora. Nunca teve um orientando tão desleixado como eu e ainda assim continuava firme seu trabalho, assim como fizera durante os dois anos que lecionou para uma turma tão diversificada e que nunca tinha ouvido falar de Cicilia Peruzzo e Paulo Freire.

Ah, os jornalistas recém-graduados! A todos meus sinceros votos de congratulações! Alguns são realmente meus grandes amigos, uns posso até chamar de irmãos, pois assim os considero. Ana Paula, Andréia, Carlos Guilherme, Carlos Roberto, Carol, Dani, Érica, Fabiana, Fábio, Fernando Justini, Giuliano, Lucas, Maika, Mariana, Milton, Murilo, Natália, Pollyana, Rogério, Ronaldo, Rosangela, Sidnéia, Thábata e Valdir, parabéns e obrigado pela companhia durante todos esses anos!

6 comentários:

  1. Parabéns fernando!

    Vc seá um ótimo jornalista! tenho certeza disso!

    menino guerreiro!

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Amigo Fernando por mais essa vitória!

    Que seja o primeiro passo rumo a um novo mundo de conquistas, realizações e muito sucesso!

    Assim como diz o significado de seu nome, és valente e destemido, propagando sempre a paz por onde for.

    Tudo de melhor para você!

    ResponderExcluir
  3. Caraca, bem falou tudo cara, Parabéns pelo talendo de escritor viu hahahaha... Saiba q somos amigos... Parabéns pra nós e Saudades de Quase todos hahahahah Abração Giu

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários.
    Luigi, valeu e espero ser guerreiro mesmo para conseguir alcançar meus objetivos.
    Sérgio, agora falta traçar a rota desse novo caminho.
    Giu, parabéns pra nós e tu pra mim é um irmãozão bem mais velho!!! huahauhauah 2 dias!!!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente... demais. Você é orgulho de qualquer professor.

    ResponderExcluir