quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

E o Brasil tá fora do Oscar!!! [de novo]


Mais uma vez o Brasil está fora do Oscar. O concorrente Salve Geral, de Sérgio Rezende, não era o melhor filme nacional de 2009, mas dentre os que se dispuseram a concorrer a vaga ao prêmio foi o escolhido pela comissão do Ministério da Cultura. E claro, ficou de fora logo na primeira seletiva. Hoje, a Acadêmia de Artes Cinematográfica dos EUA, responsávelo pelo prêmio, anunciou os semifinalistas da edição deste ano.


O argentino O Segredo dos Seus Olhos foi um dos destaques latinos no Festival do Rio 2009 conta a história de um aposentado que decide narrar um fato de sua vida em forma de livro para a mulher pela qual é apaixonado. Do Peru, A Teta Assustada fala de uma vítima da doença que leva o nome do título, transmitida pelo leite materno de mulheres violadas durante a guerra terrorista no Peru, venceu quatro prêmios no último Festival de Gramado.


Da Austrália, Samson & Delilah, um romance aborígene que venceu um prêmio na mostra Un Certain Regard, de Cannes. O Cazaquistão é representado pelo drama familiar Kelin. O israelense Ajami fala sobre a relação entre judeus, cristãos e muçulmanos no bairro que dá título ao filme.
O holandês Winter in Wartime sobre um adolescente e o final da Segunda Guerra. A Bulgária vai à frente com The world Is big and salvation lurks around the corner, onde um rapaz búlgaro perde a memória na Alemanha e seu avô faz uma viagem com ele pela Europa de volta para casa afim de curá-lo.

Dois premiados da mostra principal em Cannes estão na disputa: O drama francês O Profeta que venceu o Grand Prix, sobre um jovem analfabeto de 19 anos preso e depois se torna um chefe da máfia. E o alemão A Fita Branca, vencedor da Palma de Ouro e também ganhou o Globo de Ouro, nos EUA, em preto e branco, que se passa num vilarejo germânico antes do início da Primeira Guerra onde acontecimentos causam pânico e podem ser frutos de um ritual de punição.

Que vença o melhor estrangeiro e para nós brasileiros, resta esperar a edição 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário