quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Avatar surpreende no Globo de Ouro


Bastardos Inglórios, Amor Sem Escalas e Guerra ao Terror chegaram ao tapete vermelho da 67ª edição do Globo de Ouro como os grandes favoritos aos principais prêmios. Mas todos foram "assaltados" por um filme de seres azuis de 3 metros de altura numa lua distante chamada Pandora: Avatar, de James Cameron.

As Barbadas - Algumas vitórias eram certas e não houve muita surpresa quando anunciaram seus vencedores. Christoph Waltz, o coronel Hans Landa de Bastardos Inglórios vem somando vitória atrás de vitória e no GG (Golden Globe, em inglês) não foi diferente: levou o troféu de melhor ator coadjuvante. Mo'Nique, também coadjuvante é uma atriz negra que faz a mãe de Preciosa, personagem principal do filme homônimo e era a favorita da categoria. E o outro favorito da noite que somou mais um troféu à sua estante foi a animação da Pixar, Up! Altas Aventuras.

Por trás da câmera - As categorias técnicas do Globo de Ouro são roteiro, canção, trilha sonora e diretor. Entre os roteiros a disputa estava acirrada entre 3 filmes, mas quem levou a melhor foi Amor Sem Escalas, filme de Jason Reitman com George Clooney. Para canção, apesar de haver apenas uma candidata de um filme musical, esse fator não influenciou favoravelmente ao filme Nine e quem ganhou foi o drama sobre um cantor country decadente Crazy Heart com a música "The Weary Kind". Entre as trilhas sonoras a disputa era por filmes bem diversificados como uma animação, um infantil, uma ficção científica, uma comédia e um drama. Os jurados ficaram encantados e elegeram as melodias de Up! Altas Aventuras, compostas por Michael Giacchino.

A Primeira Surpresa - Apesar de Avatar ser uma revolução tecnológica no modo de fazer cinema, James Cameron não era visto como favorito a melhor direção. Sua ex-mulher Kathry Bigelow por Guerra ao Terror, Jason Reitman que fez Amor Sem Escalas e Quentin Tarantino de Bastardos Inglórios eram os grandes favoritos. Morgan Freeman (Invictus) completava o forte time de indicados. Quando anunciaram a vitória de James Cameron, o público presente e os outros indicados ficaram embasbacados. Com o troféu na mão, o responsável por Titanic e Avatar repetiu a frase de doze anos atrás, mas desta vez no idioma criado para os Na'vi (habitantes de Pandora): Eu sou o rei do mundo!

As Atuações - Astros e estrelas brilharam na premiação. Robert Downey Jr. recebeu o prêmio de melhor ator em comédia/musical por seu hilário herói em Sherlock Holmes. A veterana Meryl Streep de Julie & Julia ficou mais próxima de seu terceiro Oscar ao vencer o GG de atriz em comédia/musical, ela ainda concorria na mesma categoria por Simplesmente Complicado. Jeff Bridges bateu o favorito George Clooney e ganhou o troféu de ator dramático por Crazy Heart. E Sandra Bullock recebeu seu primeiro Globo de Ouro na carreira com o drama esportivo O Lado Cego, ela também concorreu a atriz em comédia/musical pelo filme A Proposta.

Língua Estranha - Os candidatos a melhor filme falado em língua não-inglesa vinham quase todos da Europa, apenas o chileno La Nana não era do Velho Continente. Diretores reconhecidos no mundo inteiro como o espanhol Pedro Almodóvar (Abraços Partidos), o italiano Giussepe Tornatore (Baaria), o francês Jacques Audiard (roteirista em seu segundo filme como diretor, O Profeta) e alemão Michael Haneke (A Fita Branca) estavam na disputa. Melhor para o alemão Haneke, que viu A Fita Branca vencer e se fortalecer para a candidatura ao Oscar.

Comédia - Na categoria de melhor filme de comédia ou musical, o único musical era Nine, de Rob Marshall, o mesmo do oscarizado Chicago. Com um roteiro inteligente sobre as desventuras do amor, a comédia romântica (500) Dias com Ela era visto como um dos favoritos, por estar aparecendo nas premiações de diversos sindicatos e críticos. Julie & Julia e Simplesmente Complicado tinham em comum a atriz principal: Meryl Streep. Mas foi a comédia escrachada sobre uma despedida de solteiro em Las Vegas e campeã de bilheteria, Se Beber, Não Case que ganhou o GG, com muita festa e alegria.

A Segunda Surpresa - A categoria final e mais aguardada da noite guardava uma surpresa ainda maior. Depois de ver James Cameron levar melhor diretor e nas outras categorias diversos favoritos recebendo um troféu, o drama Guerra ao Terror, um dos favoritos viam suas chances minguando e apostava na pulverização dos prêmios para ganhar como melhor filme dramático. Bastardos Inglórios e Preciosa vinham embalados por suas vitórias nas categorias de coadjuvantes, ator e atriz, respectivamente. Amor Sem Escalas, outro favoritíssimo, via sua força pela conquista como melhor roteiro. Mas, novamente, a ficção científica Avatar levou a melhor e James Cameron festejou com surpresa esse prêmio. Afnal, muitos não levavam a sério a indicação da aventura fantástica por outro mundo realizado com muitos efeitos especiais e praticamente, nenhum cenário, somente computador.
Muitos torceram o nariz para a vitória de James Cameron, relegando a vitória de Avatar à sua fenomenal bilheteria - que em breve deve se tornar a maior da história. Mas, a verdade é que a trama simples de um herói de guerra, que muda de lado quando se apaixona por uma nativa e conhece a cultura dos "inimigos", encanta e funciona muito bem, transformando o filme num espetáculo, não somente visual. E sim, um dos melhores filmes de 2009, com louvor. James Cameron prova mais uma vez que pode unir tecnologia a uma história de amor e aventura e cativar o mundo inteiro.

3 comentários:

  1. Opa, tudo bom?

    Eu vi o globo e ouro e confesso que estranhei muito a premiação, e mais ainda naquela cena de James Cameron falando na linguagem que havia criado, fiquei curioso. Ele disse isso mesmo: "Eu sou o rei do mundo!"?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ae Raphael, tudo bem e vc?
    Então, pelo que li na internet, ele falou isso, outros sites deram outra tradução para a frase dele em Na'vi. Como não sabia qual a certa, deixei essa mesmo q já era famosa por causa de Titanic.

    Vlw por comentar, volte sempre hehehe.

    Obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ele deve ter dito isso mesmo; e como já disseram por aí, ele agora é o rei de 2 mundos: Aqui e Pandora. O Oscar desse ano está me deixando curiosíssima...
    Prabéns pelo blog guri! Completinho!

    ResponderExcluir