sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2009: um ano animado

Em 2009, também conferi na grande tela as animações que fizeram sucesso nas bilheterias: A Era do Gelo 3, Up - Altas Aventuras e o filme com captura de performance Os Fantasmas de Scrooge.

A Era do Gelo 3 mais um episódio da série de sucesso realizada nos EUA pelo brasileiro Carlos Saldanha. Apesar de bater na trave dos 200 milhões de dólares em solo americano, foi a maior bilheteria em territórios estrangeiros de 2009 com US$ 687 milhões. Mais agitada e divertida que os filmes anteriores, esse terceiro capítulo traz a preguiça Sid e companhia, numa trama de aventuras, velhice, filhos e dinossauros!!! Além é claro, do enlouquecido esquilo Scrat e sua noz.

Up - Altas Aventuras é mais uma parceria Pixar-Disney, ou seja, garantia de uma boa história, excelente qualidade gráfica, personagens cativantes e uma trilha sonora fabulosa. Up tem tudo isso em uma história sobre um velho que após perder a mulher, corre o risco de ser despejado, então parte em busca de um sonho: conhecer o território das cachoeiras na América do Sul, para isso ele faz sua casa voar presa por balões de gás. Um filme para encantar crianças e adultos.

Os Fantasmas de Scrooge utilizou a técnica de captura de performance para que o astro da comédia Jim Carrey fizesse vários personagens nesta adaptação da obra de Charles Dickens, Um Conto de Natal. Ebenezer Scrooge é um velho ranzinza, arrogante, avarento e que odeia o natal. Então, após a morte de seu sócio, ele recebe a visita dos fantasmas dos natais Passado, Presente e Futuro, que passam a assombrá-lo. Alguns sustos e muitas risadas nesse passatempo perfeito para as festas de fim de ano. Vi o filme em IMAX 3D em Curitiba, foi uma experiência fantástica, visto que a qualidade deste tipo de projeção é surreal de tão perfeita: som de 14 mil watts, imagem cristalina e uma tela de 22m de comprimento por 12m de altura. Outra sala desta, aqui no Brasil, só em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário