segunda-feira, 12 de outubro de 2009

IMAX Experience

A tecnologia IMAX é recente no Brasil. Chegou primeiro em São Paulo em 2008 e este ano em Curitiba, no dia 23 de julho. Para minha felicidade, eu tinha um curso de assessoria de imprensa na capital paranaense no dia 25, então aproveitei o domingo que fiquei na casa de meus tios e fui ao Shopping Palladium conferir a novidade.


O sistema desenvolvido pela IMAX Corporation tem capacidade de reproduzir imagens maiores e com alta definição, além de acompanhar um som potente e sem ruídos. As imagens cristalinas podem ser comum, digital ou 3D. E o som, no caso do Espaço Dom Bosco IMAX de Curitiba, atinge 14.000 watts de potência. A sala paranaense é a maior do Brasil com capacidade para 347 pessoas e possui uma tela de 12m de altura por 22m de comprimento.
Na hora de comprar o ingresso na bilheteria, o espectador tem um monitor que representa a distribuição dos assentos na sala e, então, pode escolher o lugar onde quer sentar para ver o filme. No bilhete tem a letra da fila e o número da poltrona.


Os óculos para projeção 3D são da sala, lembram muitos os óculos dos filmes do Homem-Aranha. Eles são guardados em prateleiras de metal com gavetas vazadas, onde são afixados em finas hastes metálicas. Entregam na porta da sala e ao final, são recolhidos um a um para fazer a higienização.
Agora vamos ao que interessa. O filme. Assisti Harry Potter e o Enigma do Príncipe, que já havia visto em 2D convencional. Apenas os 15 minutos iniciais são em 3D, bem como os trailers de O Expresso Polar e Os Fantasmas de Scrooge. O 3D em IMAX é fenomenal, a tela gigante dá a impressão que seremos engolidos pela projeção. Lembro de um menino de uns 12 anos ao meu lado, tentando pegar a neve que parecia cair sobre nós.
O som é algo de outro mundo. A trilha de Harry Potter, que em relação aos filmes da série, ficou melhor, no IMAX parece que tem vida. Bem como os efeitos sonoros do filme, que parecem mais reais. Enfim, é uma experiência única. Desde já tô na espera das férias ao fim do ano para voltar a Curitiba e quem sabe conferir no IMAX o filme que promete revolucionar o cinema e ser o supra-sumo da tecnologia IMAX: Avatar, de James Cameron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário