terça-feira, 24 de junho de 2008

Um Brasileiro na Academia


Esta semana a Academia de Cinema de Hollywood, responsável pelo Oscar, anunciou uma lista de 105 atores, diretores e outros profissionais do cinema, convidados para integrar a Academia e, assim, ter poder de voto na escolha do Oscar. Entre eles, um brasileiro. Walter Salles, 52, diretor reconhecido mundialmente após "Central do Brasil" (1998), indicado aos Oscar e Globo de Ouro de Atriz (Fernanda Montenegro) e Oscar de Filme Estrangeiro, além de vencer o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e o Urso de Ouro de Melhor Filme e Urso de Prata de Melhor Atriz do Festival de Berlim.

Walter Salles é carioca. Seus trabalhos pós-Central do Brasil foram destaques internacionais. O brasileiro "Abril Despedaçado" (2001) foi indicado ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro. Depois, o latino "Diários de Motocicleta" (2004), foi indicado ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e Oscar de Roteiro Adaptado e venceu o Oscar na categoria Melhor Canção, para Al Otro Lado Del Río, do uruguaio Jorge Drexler. A primeira incursão do brasileiro no mercado hollywoodiano foi o remake do terror japonês "Água Negra" (2005), um estrondoso fracasso. A volta por cima veio esse ano, com o inédito "Linha de Passe", que deu a Sandra Corveloni o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cannes.

Boa sorte pra ele e pra nós. Quem sabe sua entrada na Academia não seja mais um passo pelo reconhecimento do cinema nacional tanto nos Estados Unidos, quanto aqui no Brasil, onde algumas pessoas esnobam nossos filmes, considerando-os de qualidade inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário