sábado, 24 de abril de 2010

Alice no País de Tim Burton

Tim Burton é um cara estranho, de visual exótico e com uma filmografia exuberante. Caminhando entre animação stop motion e o live action, o diretor sempre optou pelo bizarro, pelos conflitos da relação pai e filho e personagens marcantes. Seu parceiro de longa data, Johnny Depp chega a seu sétimo trabalho com o cineasta, sempre encarnando personagens surreais. E nesta adaptação da obra literária de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, nada melhor que ele dar vida ao Chapeleiro Maluco.

Novamente ao lado do marido-diretor, Helena Bonham Carter, é a maléfica e mau humorada Rainha de Copas. Na história, Alice (a novata Mia Wasikowska) tem 19 anos e é perturbada por sonhos com seres estranhos num lugar fabuloso desde os 6 anos, o que ela não lembra é que esse mundo existe e ela visitou quando menina vivendo várias aventuras. Seu retorno é aguardado para liderar uma guerra contra as forças da Rainha de Copas.

O filme referencia a obra de Carroll num tom onírico e amalucado, dando espaço para liberdades e licenças poéticas que, às vezes, não caem bem como a dança maluca do Chapeleiro. Mas, se mantém mais fiel ao espírito do livro do que o clássico desenho da Disney sendo uma continuação da história original do que a adaptação animada, que também produz este novo filme com tecnologia 3D. O trio principal e os personagens digitais (o Coelho Branco, a Lebre, o Gato Risonho) seguram as pontas transitando pela aventura e comédia. Para os fãs e críticos mais xiitas, é apenas mais um filme para Burton exercitar seu estilo, o que não deixa de ser um pouco verdade. Entretanto, ele vai além ao tentar dar à juventude atual um pouco da inocência perdida, o fantástico, o imaginário, no processo de amadurecimento e construção da personalidade para viver no mundo adulto.

3 comentários:

  1. *-*

    Eu quero ver. Morrendo de inveja de vc! husahsau - Zoa !

    Otimo texto campeão! show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário do Grande Fernando. Lendo a postagem, associado ao fato de estarmos intrigados por este filme há tanto esperado, aumenta ainda mais a vontade de apreciá-lo na tela do cinema.

    Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ver. Você é 10, Fer. Beijos.

    ResponderExcluir