sábado, 29 de dezembro de 2012

Top 10 de 2012

O ano de 2012 vai se encerrando com uma recuperação da indústria cinematográfica, mesmo diante da crise mundial. O povo tem buscado o cinema como fonte de alegria, entretenimento e distração nesses momentos difíceis. E já que o mundo não acabou, que 2013 tenhamos mais filmes interessantes para prestigiarmos nos cinemas. Enquanto isso, deixo meu Top 10 dos filmes que vi em 2012:
1- Argo: Hollywood sempre fez fama ao inventar histórias de ficção que falavam sobre agentes secretos salvando o mundo. Entretanto, Ben Affleck dirige e protagoniza um filme sobre Hollywood sendo a responsável por um capítulo importante da história americana que só foi divulgada anos depois do acontecido. Em 1979, durante a crise no Irã a Embaixada dos EUA em Terrã é invadida, alguns funcionários são feitos reféns e outros seis conseguem se refugiar na Embaixada do Canadá. Então, o melhor plano para extrair os refugiados do Irã é: inventar que fazem parte de uma equipe de filmagem, que estão procurando locações no Oriente Médio e para isso a CIA tem ajuda de um estúdio, com festa de lançamento da produção sendo reproduzida pela mídia e tudo mais.
2- 007: Operação Skyfall: James Bond desde Casino Royale era um novato em campo, estouradinho e deselegante. Mas mesmo assim, fantástico. Em Skyfall, Daniel Craig atinge a maturidade na pele do espião, com um roteiro inteligente e empolgante, e podemos dizer que este é o Bond que conhecemos. Com um vilão sarcástico e maníaco interpretado com sutileza por Javier Bardem, o filme é um dos melhores da saga e entrega as melhores atuações. Judi Dench é uma diva em seu auge e Ralph Fiennes entra na história com muito estilo. Fechando o pacote: a bela música-tema na voz de Adele.
3- A Invenção de Hugo Cabret: Martin Scorsese faz uma fábula que homenageia o cinema fantástico criado por Méliès no início do século XX a partir do olhar de um garoto órfão que mora numa estação de trem em Paris. A união de uma história fantástica com a melhor tecnologia em efeitos, temos o 3D mais natural desde Avatar e com o upgrade de termos em cena atores de carne e osso. Embalada por uma trilha emocionante e os jovens Asa Butterfield e Chlöe Grace Moretz com uma simpatia contagiante, o filme ganha brilho ao ter Ben Kingsley como o cineasta Georges Méliès, um ícone do cinema mudo.
4- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada: Como é bom voltar à casa. A Terra Média é meu lar e Peter Jackson nos traz os personagens de Tolkien mais uma vez, agora com a adaptação de O Hobbit, que é um livro infantil e curto, numa trilogia anabolizada. Com a participação de velhos conhecidos da Trilogia do Anel, o novo filme faz o elo entre as sagas, adiciona fatos que não estão no livro e ainda sobra tempo (e isso tem bastante) para dar uma nova dimensão da Terra Média e dos acontecimentos que vão desencadear na Guerra do Anel. O melhor da jornada: Gollum está cada vez mais real. Aqui temos Bilbo jovem numa jornada com Gandalf e treze anões para reaver a fortuna dos anões na Montanha Solitária. Pena que Smaug, o dragão, só apareça de relance. Dezembro de 2013 nunca foi tão longe!
5- Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge: O final épico da trilogia de Nolan para o Homem-Morcego. Bane é um vilão destruidor, que não conhece limites de violência e, sua voz mascarada e os músculos de Tom Hardy caíram como um luva. A introdução da ladra Mulher-Gato é sensacional e Anne Hathaway ficou deslumbrante no papel. No mais, temos uma trama à altura dos antecessores, com uma ação tensa destaca pela fotografia e trilha sonora. Gotham é lugar sitiado e está sob domínio de um louco que quer explodir a cidade para cumprir uma vingança. E a reviravolta com uma certa dama é muito boa (apesar de ser esperada).
6- Ted: O sonho de toda criança solitária é que seus brinquedos ganhem vida. A partir dessa premissa, temos um ursinho de pelúcia falante, maconheiro, desordeiro, puteiro e politicamente incorreto. A comédia mais suja do ano teve sucesso merecido. Mark Whalberg é um adulto que não consegue ter uma vida normal, porque é mais irresponsável que seu ursinho maluco e a química entre os dois é perfeita, até compartilha do terrível medo de trovões. E pra completar temos uma Mila Kunis deliciosamente perfeita no papel da namorada que disputa a atenção do namorado com Ted.
7- Intocáveis: Um rico paraplégico que procura alguém para cuidá-lo não somente pelo alto salário, mas para ter uma vida mais humana e confortável, e ainda aguente suas exigências. Um negro sem perspectivas que não dá bola pra trabalho e vive do salário-desemprego e só precisa de declarações que está procurando um emprego. A união desses personagens tão díspares em situações cotidianas que transitam entre o drama e a comédia sem cair na pieguice. O filme francês é belo, simples e tem potencial para ser finalista do Oscar de Filme Estrangeiro.
8- Os Vingadores: Após a saga dos filmes-solo de Hulk, Thor, Capitão América e Homem de Ferro, temos a união desses heróis (e o adendo da fatal Viúva Negra e do certeiro Gavião Arqueiro) no filme-pipoca mais empolgante do ano. A maior bilheteria de 2012 é o resultado do sucesso da união dos heróis da Marvel contra o vilão Loki, mais psicótico do que nunca (afinal, todo vilão de HQ é maluco e quer dominar o mundo). O filme é uma sucessão de brigas e batalhas de tirar o fôlego, com destaque para a luta entre Hulk e Loki. Que venha o segundo!
9- Gonzaga: Pai e filho são mestres da música popular brasileira. Guiado através de uma entrevista feita por Gonzaguinha com Gonzagão, o filme narra a desventura familiar que uniu os astros somente nos últimos anos de vida. Do sertão pernambucano ao Rio de Janeiro e shows pelo Brasil, o filme respira música e transpira emoção a cada quadro. Breno Silveira eleva o patamar de sua direção já visto na biografia de Zezé Di Camargo e Luciano e entrega um filme ainda mais humano e realista, que talvez com mais uns 20 minutos de metragem tivesse ficado ainda mais perfeito na transposição da relação entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
10- A Origem dos Guardiões: Papai Noel, Sandman, Fada do Dente e Coelho da Páscoa são personagens que estão no imaginário das crianças. Jack Frost é apenas lembrado de vez em quando e por isso não é reconhecido pelos pequenos como um herói. Mas, quando o Breu volta a querer dominar a terra com um mundo de pesadelos, o menino-gelado Jack Frost se une aos ilustres personagens para combater o mal e fazer as crianças acreditarem na magia novamente e acabar com o medo crescente do Bicho-Papão. Um desenho encantador, colorido, que faz as crianças vibrarem e os adultos voltarem à velha infância.

Um comentário:

  1. Pois é! Confesso que fiquei impressionado com o fato de Hollywood ter batido seu recorde de faturamento nas bilheterias. Eu realmente não esperava, até porque achei um ano meio decepcionante para os blockbusters em geral, mas para os demais lançamentos, foi um prazer e tomara q 2013 seja ainda melhor nesse sentido =)

    "Argo" no topo é mesmo interessante. É um filme bem feito, bem acabadinho e produzido com destreza. É presença garantida no Oscar, assim como "Skyfall" que eu também acho que pode surpreender na premiação. E a prata da casa foi muito merecida hehe. Agora, eu confesso que tenho alguns probleminhas com o desenvolvimento de "Hugo Cabret", acho o filme meio supervalorizado, embora goste. Mas é um pódium acima de qualquer suspeita, meu caro! =)

    Hehe, e eu também achei uma pena o Smaug não aparecer no Hobbit, mas esperamos pela continuação do ano que vem! Não curti taaaanto o filme, mas acho que foi uma bela preparação para 2 sequências superiores. Vamos aguardar.

    Feliz 2013, Fernando!
    Bons filmes pra nós! o/
    Abs.

    ResponderExcluir