domingo, 1 de novembro de 2009

Eu sou do Sul!


Em mais um capítulo do meu 2009, chego à minha viagem ao Rio Grande do Sul, com o Grupo Parafolclórico Pôr do Sol. De 31 de julho a 04 de agosto estivemos presentes ao Festival Internacional de Floclore de Nova Petrópolis. Foi minha primeira [de muitas que virão] incursão pelo restante da região.

Eu já sou apaixonado pelo contraste paranaense. A cultura praticamente polaca da região Sudoeste, principalmente, na cidade de Medianeira onde já fui algumas vezes. A praia do lago de Itaipu em Itaipulândia. As praias de Guaratuba e Matinhos, com sua atmosfera argentina. A cosmopolita e charmosa Curitiba. O frio de Guarapuava. E o tempero rural do noroeste.

Ao atravessar Santa Catarina pela madrugada, vi poucas imagens na ida. Na volta, conheci um pouco mais da paisagem catarinense. Mas, foi o Rio Grande que me encantou de jeito, mesmo pelas estradas. A Serra Gaúcha, suas árvores de clima subtropical, os morros, os rios recortandos as encostas. E ao chegar em Nova Petrópolis me senti na Alemanha ou qualquer outro recanto europeu encravado no Brasil.

Nova Petrópolis é uma cidade pequena e aconchegante. Ficamos numa hospedaria [Bom Pastor] de um colégio agrícola a 13km da cidade. Ao acordar, abria a janela e tinha uma bela vista da serra encoberta por uma densa neblina [a foto acima é da janela do quarto onde estava]. O frio de agosto era perfeito, para eu que adoro o clima abaixo dos 20º C. Além disso, conheci pessoas fantásticas, amigas e muito atenciosas. A recepção do grupo pelo público também foi extraordinária. Sem contar as flores que colorem a cidade de ponta a ponta, em canteiros, árvores e jardins.

Além disso, conhecemos a vizinha famosa, Gramado, com suas fábricas de chocolate, suas ruas iluminadas. A terra do festival de cinema mais importante do sul do país - e um dos mais conhecidos nacionalmente - é encantadora.

Nessa viagem, deu muita vontade de voltar ao Rio Grande e conhecer melhor esse pedaço do Brasil que parece a Europa. É simplesmente tudo lindo. E dá muito orgulho de dizer: Eu sou do sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário